Mel

abelhaO mel é um líquido viscoso produzido por um tipo específico de abelha, as melíficas. Elas extraem o néctar das flores e guardam-no em uma bolsa interna, onde o mel sofrerá a ação de enzimas; depois disso, expelem o produto e o armazenam nos favos para servir de alimento para toda a colmeia.

Há diversos tipos de mel, classificados de acordo com a planta de onde o néctar foi retirado, por exemplo, flor de laranjeira, de flor de eucalipto e outros.

Há muito tempo se conhece suas propriedades benéficas, remontando no Antigo Egito e à Grécia Antiga, onde o mel era utilizado como alimento, remédio e em rituais sagrados.

O mel é rico em carboidratos (principalmente a frutose e glicose) e aminoácidos, além de polifenóis que o torna um ótimo antioxidante. Suas principais vitaminas e minerais são vitamina B2, B3, B5, B6 e C, potássio, cálcio, magnésio, selênio, ferro, manganês, cobre e ácido fólico. Possui ação anti-inflamatória e auxilia na saúde intestinal, pois aumenta a população de bactérias saudáveis que ajudam na digestão.

Como Consumir no dia-a-dia: Experimente tomar uma colher de mel puro por dia. Despeje sobre frutas, espalhe no pão e use para adoçar as receitas no lugar do açúcar refinado comum.

Do Livro: Alimentos Super Poderosos – Ed. Alaúde.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *