Alimentos para a Pele – Evitando as Alergias

Alergias

Definição

A Alergia é uma reação de rejeição do organismo a alguma substância química chamada alérgeno ou antígeno. Essa reação é desproporcionalmente intensa em relação à escassa quantidade de alérgeno ou a sua aparente inocuidade.

Causas

Qualquer substância química, quer ingerida como se fosse alimentos, quer inalada ou introduzida no organismo por outro meio, pode causar uma reação alérgica.

Os Alimentos como Causa de Alergia

riniteOs alimentos aqui citados costumam ser causa frequente de alergia. Além disso, seu consumo pode favorecer a alergia a outros alimentos ou substâncias químicas. Assim, em pessoas sensíveis por exemplo, o leite pode propiciar uma reação alérgica a outros alimentos, ou substâncias e potencializar outras manifestações de tipo alérgico.

Dieta Antialérgica

Em qualquer caso de alergia, a menos que a causa seja totalmente clara, recomenda-se seguir uma dieta de eliminação ou antialérgica. Nela se prescinde dos alimentos que mais frequentemente causam reações alérgicas. Depois, lenta e controladamente se vão acrescentando outros alimentos até descobrir o que causa os sintomas. A abstinência dos alimentos aqui citados pode melhorar qualquer tipo de alergia alimentar.

Sintomas

Costumam ocorrer com maior frequência na pele, no aparelho respiratório ou digestivo, independente de qual seja a porta de entrada da substância que ocasionou a alergia. Muitos casos de eczemas, rinites, asma, dores de cabeça, e colites são de causa alérgica e são desencadeados ou favorecidos por algum ou vários dos alimentos citados a seguir.

REDUZIR OU ELIMINAR: Leite, Peixes, Marisco, Ovos, Carne, Queijos curados, Aditivos, Bebidas alcoólicas, Especiarias, Chocolates, Mel, Glúten, Frutas secas.

Psoríase

psoriase

Definição

É uma doença da pele de origem hereditária, caracterizada pelo avermelhamento e descamação em diversas partes do corpo (cotovelos, joelhos, couro cabeludo, tórax etc)

Conselhos de Saúde

Os banhos de sol são favoráveis, enquanto o estresse e as infecções podem agravá-la.

AUMENTAR: Verduras, Melado, Vitamina A

REDUZIR OU ELIMINAR: Bebidas estimulantes, Gorduras saturadas, Leite, carne, Bebidas alcoolicas

leite-de-vaca

O leite da vaca é uma das causas mais frequentes de alergia na infância e adolescência. Ocorre por rejeição às proteínas lácteas e se manifestam com sintomas cutâneos (eczema, atopia, urticária) digestivos (flatulência, diarreia) e respiratória (asma)

 

Dermatie e Eczema

Definição:

São termos praticamente sinônimos. Ambos se referem a um estado caracterizado pela irritação e inflamação da pele, acompanhado de vermelhidão, coceira, formação de pequenas bolhas e descamação.

Causas:

Os fatores que mais influenciam no aparecimento das dermatites são:

  • Alergias alimentares, especialmente a um ou vários alimentos citados em “alergias” (vide acima). Seu consumo provoca ou agrava a dermatite.
  • Contato com substâncias alergizantes
  • Deficiências de algum destes nutrientes: niacina, vitamina B6, Vitamina A, ácidos graxos essenciais ou polinsaturados, minerais e oligoelementos.

Alimentação:

A dermatite atópica, atopia ou eczema atópico é um tipo de dermatite que se apresenta nos lactentes e crianças com antecedentes familiares de alergia. Costuma ser acompanhada de asma ou outras manifestações alérgicas. O tratamento dietético é o mais eficaz,  e consiste fundamentalmente da suspensão do leite de vaca e de outros alimentos aqui citados em “Alergias”.

A urticária é um tipo de dermatite em que predominam a coceira e o vermelhidão da pele. É causada por uma liberação de histamina, substância que se produz em determinadas reações alérgicas.

alcachofra

A Alcachofra estimula a função desintoxicadora e depuradora do fígado e dos rins. Contribui para a cura de muitos casos de dermatites causados ou agravados pelo acúmulo de toxinas no sangue.

AUMENTAR: Niacina, Leite de soja, Hortaliças, Alcachofra, Sementes de girassol, Óleo de onagra, Melado, Soro acidificado, Vitamina B6, Vitamina A

REDUZIR OU ELIMINAR:  Os mesmos citados acima em “Alergias”, Leite, Sal.

Dieta crua para a pele

Muitas alterações na pele, especialmente as de origem alérgica, desaparecem com uma dieta à base de frutas e saladas cruas durante alguns dias. As frutas e hortaliças devem ser consumidas em seu estado natural, sem serem submetidas a nenhum processo culinário ou industrial. Pode-se temperar as saladas com azeite e limão.

Pouco a pouco, vão-se acrescentando novos alimentos à dieta, como pão, cereais, legumes, lácteos etc até identificar o produto que causa a alergia ou alterações cutâneas. Em muitos casos os agentes da reações alérgicas são aditivos ou especiarias. Além de evitar o produto que desencadeia as alterações cutâneas, quem tem uma pele sensível melhorará ao adotar uma dieta rica em produtos vegetais crus e sem processar.

Do livro: O Poder Medicinal dos Alimentos – Dr. Jorge Pamplona

2 comentários sobre “Alimentos para a Pele – Evitando as Alergias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *