AHAs- Alfa Hidroxiácidos- Os amigos da nossa pele!

Os alfa-hidroxiácidos são ácidos carboxílicos, formados a partir de aminoácidos e são utilizados na cosmiatria desempenhando ações benéficas na pele. Produzem efeitos sobre a epiderme, camada córnea, papila dérmica e folículo pilossebáceo. São encontrados na natureza, em plantas, animais e microorganismos, alguns são produtos de metabólitos no metabolismo de carboidratos, como o ácido cítrico e málico.

É indicado como amaciante, hidratante e esfoliante; hidratante em baixas concentrações (até 5%) dão flexibilidade à pele; em altas concentrações, são irritantes, peeling. Usados para tratar acne, envelhecimento cutâneo, hipercromia, estria.

Informações sobre alguns alfa-hidroxiácidos importantes para a estética:
Ácido glicólico: Derivado da cana de açúcar, altamente solúvel em água, dos ácidos é o que tem o menor peso molecular. Estimula a produção de colágeno. A utilização em em peles escuras deve ser evitado, e sempre associado ao uso do filtro solar.
Ácido lático: Obtido pela fermentação da lactose. Vem sendo utilizado para rejuvenescimento e tratamento de hipercromia, além de ter funções como hidratante, regulador do pH, umectante, agente bacteriostático, renovador celular.
Ácido málico: É extraído de frutas como maçã, pera e as cítricias. Possui ações antioxidante, hidratante, esfoliante. Principal aplicação: antirrugas e anti-acne.
Ácido tartárico: Extraído da uva, é antioxidante, regenerador, clareador e queratolítico.
Ácido cítrico: Pode ser obtido de frutas ácidas como laranja, limão, tangerina. É despigmentante, renovador celular e antioxidante.
Ácido mandélico: Extraído de amêndoas amargas. Utilizado para hipercromia, agindo na inibição da síntese de melanina e na melanina já depositada; rejuvenescimento. É considerado o alfa- hidroxiácido de maior peso molecular, com absorção lenta da pele, favorecendo um efeito uniforme e é indicado para peles sensíveis. Possui também ações antiinflamatória, antisséptica, hidratante, regenerador da epiderme, esfoliante, queratolítico e antienvelhecimento.

Apesar dos produtos com AHAs serem bem tolerados, em peles sensíveis pode provocar reações adversas, a eritema é o mais comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *